O câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, isto é, no cólon ou em sua porção final, o reto. Atinge homens e mulheres e é predominante nos adultos, principalmente a partir dos 40 anos.
É o terceiro câncer mais frequente entre os homens, logo após o câncer de próstata e o câncer de pulmão, e nas mulheres perdendo apenas para o de mama. Estima-se que a cada ano sejam diagnosticados mais de 30.000 novos casos deste tipo de câncer.
O principal tipo de câncer colorretal é o adenocarcinoma, que em 90% dos casos se origina de um pólipo adenomatoso que sofre alterações progressivas em suas células.
Portanto, a principal forma de prevenção do câncer colorretal é o seu rastreamento por consultas periódicas com coloproctologista e quando indicado exames como colonoscopias e exames laboratoriais específicos, visando a detecção e retiradas dos pólipos antes de se transformarem em câncer.
Outro detalhe muito importante para ser considerado é o fato deste câncer ser silencioso, causando sintomas, em geral, apenas em estágios mais avançados.
Por isso, não devemos esperar o surgimento de sintomas para realizar avaliação.
Quando aparecem, os principais sintomas são: sangue nas fezes, muco nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarreia ou constipação “intestino preso”), afilamento das fezes, sensação de esvaziamento incompleto, constipação persistente de início recente, cólicas abdominais frequentes associadas a inchaço abdominal, fadiga, perda de peso e anemia crônica.
Os hábitos de vida também são importantes para prevenção, pois grandes estudos populacionais relacionaram dietas ricas em bebida alcoólica, carne vermelha e embutidos a maior incidência de câncer colorretal.
Contato
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições
Automated page speed optimizations for fast site performance