A endometriose acontece quando um tecido semelhante ao endométrio, que reveste o útero, se instala e cresce em outras partes do corpo da mulher, como na bexiga, nas trompas e no intestino.
A endometriose intestinal pode causar sinais e sintomas como prisão de ventre, diarreia, dor e cólicas pélvicas severas, movimentos intestinais dolorosos, dificuldade para engravidar, infertilidade, e até sangramento retal. Os sintomas variam entre as mulheres e tendem a se manifestar mais intensamente nos períodos pré menstruais.
A causa da endometriose se manifestar em determinadas pessoas pode estar relacionada a fatores como a genética, fatores hormonais, cirurgias prévias e alguns hábitos de vida.
O diagnóstico é realizado através da anamnese, exame físico e exames complementares como ultrassonografia com preparo intestinal, ressonância magnética e videolaparoscopia.
O tratamento e o controle da endometriose são essenciais para devolver a qualidade de vida à paciente, além de possibilitar por exemplo a gravidez .
Cada paciente terá benefícios com um tipo de tratamento, podendo ser medicamentoso, mudança de estilo de vida e/ ou cirurgia. Esta escolha é realizada pelo médico especialista em conjunto com a paciente e é fundamental para o sucesso da terapia.
É muito frequente a paciente ser acompanhada por uma equipe composta por Ginecologista e Coloproctologista.
Contato
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições