Verruga anal, também chamada de condiloma acuminado é causada pelo papiloma vírus humano(HPV).
É muito comum e pode causar muita preocupação e incômodo ao paciente. As verrugas podem afetar a área ao redor e dentro do ânus, além da região genital. Podem começar como pequenas manchas como uma cabeça de alfinete e caso não sejam tratadas e eliminadas, podem crescer, multiplicar e chegar a tamanhos enormes cobrindo toda a região anal.
A relação sexual é a forma mais comum de se infectar com o HPV, mas uma pessoa pode se contaminar com o vírus sem ter tido relação sexual.
As verrugas geralmente não causam dor e por isso as pessoas podem não perceber que estão infectadas. O principal achado é a presença de pequenos nódulos ao redor e dentro do ânus de coloração marrom claro, esbranquiçadas. Sintomas como prurido (coceira), sangramento, saída de secreção e sensação de ter um abaulamento na região anal podem acontecer.
O coloproctologista é o especialista indicado para diagnóstico e tratamento. A escolha do tratamento deve ser individualizada para o sucesso. Como opções de tratamento existem cremes tópicos , cauterizações com ácido , cautério e laser e alguns casos com acometimento do canal anal ,cirurgia.
É importante lembrar que o vírus do HPV, causador das verrugas anais, é o mesmo causador do câncer do anus.
Contato
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições