Check-up cardiológico: o caminho para uma vida melhor.

Vivemos uma vida tão corrida e repleta de compromissos e metas que muitas vezes esquecemos de nós mesmos.

É tão frequente ouvir paciente contar que por muitos anos só pensou no trabalho, nos problemas do dia a dia, nos cuidados com os filhos ou familiares e esqueceu de se cuidar… Esqueceu que para cuidar do outro, para ser produtivo no trabalho precisa primeiro estar bem… Esqueceu que precisamos nos preparar para uma terceira idade com mais qualidade, esqueceu que precisamos viver o presente com mais felicidade física e mental.

E hoje luta para vencer doenças e consequências que poderiam ter sido evitadas.

Penso que a Medicina Preventiva é o caminho ideal. Mas o que ela significa?

A medicina preventiva objetiva evitar doenças ou minimizar seus efeitos, antecipando-se no controle de fatores de risco, na adoção de hábitos saudáveis e na realização de exames periódicos.

O famoso check-up cardiológico faz parte da medicina preventiva e é essencial para a sua saúde.

Primeiro vamos começar respondendo a dúvida mais frequente neste assunto: “Com qual idade devo fazer meu primeiro check up cardiológico?”

A resposta pode te surpreender. A primeira consulta com cardiologista deve ser ainda na adolescência ou no início da vida adulta, quando serão realizados avaliação médica e exames personalizados. Mas se esta fase já passou para você, então a melhor hora de realizar o check-up é Agora, seja qual for a sua idade.

Na consulta com o cardiologista é muito importante que o médico conheça a sua história pessoal, seus hábitos, a história da sua família e realize exame físico detalhado.

Assim o médico será capaz de entender se você precisa de exames complementares e quais serão, como Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Teste ergométrico, exames laboratoriais, perfil de colesterol, glicemia ou outros mais complexos como angiotomografia de coronárias, ressonância do coração e Cateterismo.

Após a conclusão da avaliação, o cardiologista estará apto a reconhecer alterações ou  fatores de risco presentes em você e atuará para tratar ou melhorar sua qualidade de vida ou prevenir doenças.

Quer um exemplo? Muitas pacientes apresentam colesterol alto ou pressão alta e nem imaginam, pois não tem sintomas ou incômodos. Quando detectados de forma precoce, o tratamento tanto da pressão alta quanto da hipercolesterolemia são  simples e resolutivos, mas se permanecem por anos com estas alterações terá aumento considerável do risco de infarto e AVC.

Outra dúvida frequente é a seguinte: Preciso realizar check up cardiológico todo ano? Isso depende de cada pessoa. Após a primeira avaliação cardiológica, o cardiologista orientará quando deverá ser o próximo. Pode acontecer de ser daqui a 6 meses, 1 ano ou até 5 anos… esse tempo varia muito e depende de cada caso. Também não são sempre os mesmos exames que serão necessários.

Muitas informações, mas podemos resumir que o ideal é procurar um cardiologista e ouvir as orientações personalizadas para você e sua saúde.