Constipação

Você sabia que a constipação (intestino preso) é um dos sintomas gastrointestinais mais frequentes e uma das principais razões para consultas médicas? Está relacionada com distúrbios da motilidade intestinal e do assoalho pélvico. O sexo feminino é mais comumente acometido.

Muitos pacientes acreditam que é necessário evacuar todos os dias para ser normal, mas isso não é verdade.

E quando consideramos uma pessoa constipada ou com o intestino preso? Quando apresentam dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas por pelo menos 6 meses:
– menos de três evacuações por semana,
– esforço ao evacuar,
– presença de fezes duras ou fragmentadas,
– sensação de esvaziamento incompleto,
– sensação de obstrução ou interrupção da evacuação,
– necessidade de manobras manuais para facilitar as evacuações.

Muitas vezes a constipação só é diagnosticada quando o paciente procura o médico pelas complicações como dor abdominal, presença de doença hemorroidária, fissura anal e incontinência anal.

A constipação intestinal pode levar até mesmo a problemas urinários. Mas o que o intestino preso tem a ver com a urina? Acontece que o reto cheio de fezes, ocasiona uma pressão na bexiga e provoca a sensação de urgência e aumento de frequência urinária. Além disso, devido ao constante esforço evacuatório e aumento da pressão abdominal, o mecanismo de suporte da bexiga e dos órgãos pélvicos pode ficar enfraquecido, aumentando as chances de prolapso e desenvolvimento de incontinência urinária de esforço.

Agende sua consulta

Nosso espaço

A Clínica

Atuando há mais de 20 anos,o paciente é a nossa prioridade em todos os momentos, desde o primeiro contato com a clínica até a realização de procedimentos cirúrgicos quando necessários objetivamos a segurança e excelência no diagnóstico e tratamento.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições