Abscesso anal é um inflamação com coleção de pus sob a pele da região perianal, geralmente devido a obstrução de uma glândula do ânus. Já a fístula anal é um trajeto com dois orifícios, sendo um na margem do ânus e outro dentro do canal anal. O orifício anal pode drenar uma secreção com odor ruim que suja as roupas íntimas.
As causas dos abscessos e das fístulas anais são trauma, neoplasias, radiação, presença de corpo estranho, dermatites, tuberculose, actinomicose, doença de crhon e fissura anal…
O abcesso anal, geralmente se manifesta como dor na região anal ou perianal, em repouso ou durante as evacuações. Pode causar também febre, calafrios e mal-estar geral.
Já no caso das fístulas, geralmente o paciente tem história de abscesso prévio e a principal queixa é a saída de secreção amarelada e malcheirosa em pequena quantidade por um orifício na pele próxima ao ânus. É frequente o paciente conviver com isso por muito tempo, apresentado sempre pequenas manchas nas roupas íntimas mas dificilmente há a cura espontânea sem o tratamento cirúrgico.
O tratamento do abcesso pode ser medicamentoso e/ou cirúrgico, mas no caso da fístula a cirurgia é necessária.
Nas duas situações, seja no abcesso ou na fístula, o quadro pode ser grave, especialmente se o tratamento demorar a acontecer. Portanto, a avaliação do Coloproctologista deve ser imediata ao aparecimento de sinais e sintomas.
Contato
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições