Hérnia é o nome que damos quando um órgão ou o tecido gorduroso que temos no interior do abdome se insinua através de uma fraqueza da parede abdominal.
Na maioria das vezes se percebe apenas um abaulamento ou protuberância anormal, que acontece quando fazemos algum tipo de esforço aumentando a pressão intra-abdominal (por exemplo durante a tosse, evacuações ou exercícios mais intensos). As hérnias também podem ser descobertas por acaso durante um exame físico de rotina, num paciente completamente assintomático. Mas o quadro pode variar desde um leve desconforto local, até uma situação de emergência com risco sério à saúde do paciente.
Os tipos mais freqüentes de hérnias são hérnias inguinais, hérnias femorais, hérnias umbilicais, hérnias epigástricas e hérnias incisionais.
O diagnóstico das hérnias da parede abdominal é essencialmente realizado durante o exame físico e em alguns casos pode ser necessário ultrassonografia.
O tratamento das hérnias é sempre cirúrgico. Atualmente é muito comum o uso de próteses (telas) e a videolaparoscopia, cirurgia robótica, são uma alternativa interessante em muitos casos.
Muitos pacientes perguntam o que pode acontecer se a cirurgia de correção da hérnia não for realizada? A hérnia pode até ficar por muitos anos sem qualquer problema ou sintoma, mas ela irá aumentar e a qualquer momento pode haver o estrangulamento herniaria, o que pode ser muito grave e até fatal se não for corrigido rapidamente por cirurgia de urgência.
Portanto, se você tem uma hérnia ou desconfia deste diagnóstico, consulte um cirurgião para avaliação.
Contato
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições