Prolapso retal

O prolapso retal acontece quando o reto, porção final do intestino, escapa para fora do ânus, ficando exposta do lado de fora do corpo.

Apesar de ser mais comum em mulheres, principalmente a partir dos 60 anos, devido a perda de força da musculatura da região, o prolapso retal pode atingir também homens e crianças.

Vários fatores podem causar o prolapso retal, entre eles o esforço excessivo para evacuar, intestino preso, enfraquecimento dos músculos abdominais ou anais, perda de peso repentina, malformação intestinal, alguns exercícios físicos realizados de maneira incorreta, traumas na região do ânus, como cirurgias ou acidentes, parto, aumento da próstata, esclerose múltipla e alterações neurológicas.
Muitas pessoas com prolapso retal não apresentam sintomas ou percebem apenas um pequeno nódulo ou caroço no ânus. Porém, quando o problema se agrava, o paciente pode apresentar dificuldade para evacuar ou sensação de evacuação incompleta, ardência no ânus, sensação de peso e massa no ânus, sangramento anal, fezes com muco, alteração dos hábitos intestinais (constipação ou diarreia); cólicas ou dor abdominal; incontinência fecal.

O diagnóstico pode ser feito em consultório pelo coloproctologista, através do exame físico, e às vezes são necessários exames complementares, como videodefecografia.
Constatada a doença e definida sua extensão, o coloproctologista vai indicar o melhor tratamento.

Nosso espaço

A Clínica

Atuando há mais de 20 anos,o paciente é a nossa prioridade em todos os momentos, desde o primeiro contato com a clínica até a realização de procedimentos cirúrgicos quando necessários objetivamos a segurança e excelência no diagnóstico e tratamento.